Porsche renova compromisso e anuncia permanência na Fórmula E até temporada 2030

Na semana do retorno da Fórmula E à China, Porsche se tornou terceira fábrica e oficializar a permanência na categoria para era Gen4

A Fórmula E retorna à China finalmente após quatro anos de ausência neste fim de semana e já conta com notícia importante muito antes de colocar os carros na pista. Na manhã desta quinta-feira, a Porsche se tornou a terceira fábrica a anunciar a renovação do compromisso com a categoria para fazer parte da era Gen4. Com isso, permanece no grid até ao menos 2030.

A Porsche já tinha compromisso assegurado para as próximas duas temporadas, de 2025 e 2026, que serão disputadas com a versão atualizada do carro Gen3, apelidado de Gen3 Evo. O novo acordo garante que a Porsche permaneça também nos quatro campeonatos posteriores – mais seis anos ao todo, portanto. Serão desde a 13ª à 16ª temporada da história da Fórmula E.

Além da Porsche, Nissan e Jaguar também já confirmaram presença na quarta geração da categoria. O Gen4 é amplamente esperado pelas novidades prometidas pela categoria, como, por exemplo, potência de até 600 kW – os carros atuais atingem limite de 350 kW – e capacidade de regeneração de 700 kW.

“Com o compromisso irrestrito e espírito inovador da Porsche, estamos muito contentes em anunciar que a marca continuará sendo peça fundamental do nosso campeonato por pelo menos mais quatro anos”, afirmou o diretor-executivo da Fórmula E, Jeff Dodds. “A dedicação deles com o tão esperado Gen4 é não apenas para expandir os limites da tecnologia e desempenho, mas também para estabelecer um novo padrão de excelência no esporte a motor internacional”, falou.

Pascal Wehrlein coloca Porsche na briga pelo título da Fórmula E (Foto: Porsche)

“O compromisso da Porsche para a era Gen4 é uma demonstração da dedicação para expandir os limites da tecnologia e do esporte”, seguiu o gerente-executivo Alberto Longo. “Mostra a confiança em nosso campeonato que, em 2026, entra em novo capítulo. Junto à FIA, a Fórmula E está de frente no automobilismo elétrico, algo que se alinha perfeitamente à visão da Porsche para o futuro das corridas e do desenvolvimento automotivo”, completou.

“Desde o começo, entendemos o compromisso com a Fórmula E como algo de longo prazo”, comentou Michael Steiner, executivo de pesquisa e desenvolvimento da Porsche. “A evolução dos veículos de velocidade mostra o quanto de potencial há na mobilidade elétrica. Queremos obter ainda mais conhecimento na Fórmula E que seja possível levar para nossos carros de passeio. Como se trata de uma das categorias mais competitivas do mundo, a Fórmula E já está nos levando adiante na excelência tecnológica”, finalizou.

“Da mesma forma que a Fórmula E, queremos somar tecnologias inovadoras e aumentar a sustentabilidade do esporte a motor, além de estar de frente em novos desenvolvimentos”, adicionou Thomas Laudenbach, vice-presidente de esportes da companhia alemã. “O Mundial oferece um palco de primeira classe para isso: as corridas no nível mais alto, interesse público mundial e alta relevância tecnológica. O conhecimento que vem das corridas flui direto para nossos carros de rua: engenheiros da parte de esportes trabalham lado a lado com os colegas deles para os projetos de passeio. Afinal de contas, não desenvolvemos tecnologia só pela tecnologia: tem de beneficiar nossos clientes”, concluiu.

Por fim, falou Pablo Martino, chefe designado pela FIA para a assuntos da Fórmula E. “Estamos muito felizes em anunciar que a Porsche é a terceira fábrica a garantir compromisso para a era Gen4 da Fórmula E. Assim como Nissan e Jaguar, a Porsche é há muito tempo sinônimo de herança histórica e inovação no esporte a motor”, encerrou.

A Porsche está atualmente na quinta temporada dela na Fórmula E. Nas 68 corridas desde a estreia, venceu oito corridas e conquistou 16 pódios, além de anotar seis poles. Atualmente, lidera o recém-criado Campeonato de Fábricas e briga tanto no Mundial de Pilotos quanto no de Equipes.

A próxima etapa da Fórmula E acontece entre os dias 24 e 26 de maio, com o aguardado retorno da categoria à China. Pela primeira vez na história, a prova será disputada em Xangai. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai, assim como todo o restante da temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

NO PAREDÃO! PÉREZ e SARGEANT têm PRESSÃO CONFIRMADA na F1 2024 + Sauber QUER DRUGOVICH? | TTGP #136
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.